Page 184 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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recursos mais capacitados para novas funções. Este último, inclusive, seria
um aspecto capaz de viabilizar a canalização de recursos, por exemplo,
do Banco Mundial e do Banco Interamericano, para a depauperada área
da formação de rhs na região.
análise da proposta
Conforme se verifica pela análise da sua implantação e
desenvolvimento, a “Gestão de Qualidade” teve vida efêmera. Na verdade,
pode-se dizer que não saiu do papel.
Apesar de ter sido depositária de rico e aprofundado processo
de reflexão e análise sobre educação, prática médica e estrutura social
na América Latina, promovido pela OPS nos anos que antecederam sua
apresentação, em 1994, a proposta não conseguiu se viabilizar enquanto
processo(s) em desenvolvimento.
Indiretamente, as suas bases conceituais estavam vinculadas a toda
produção teórico-conceitual acumulada pela corrente da medicina social
latino-americana, inaugurada por Juan César García. É possível fazer alguns
reparos a essas concepções, por exemplo no que se refere às análises
das relações entre educação, prática médica e estrutura econômico-
social. Vários textos, produzidos por essa vertente, se aproximam de
uma concepção determinista, subordinando a educação médica, quase
mecanicamente, às estruturas e aos processos econômicos, com a
consequente subestimação da sua relativa autonomia. Apesar disso, não
se pode negar a força e a consistência dessa produção teórica.
A proposta “Gestão de Qualidade”, portanto, estava referenciada
por um marco teórico da educação médica na América Latina e suas
bases teórico-conceituais remotas constituíam-se numa das suas principais
fortalezas. Mas, na formulação da proposta propriamente dita, não se
alcançou a necessária consistência do arcabouço teórico-conceitual
construído. Há conceitos bem trabalhados, a exemplo da autoavaliação
como prática transformadora, ao lado de categorias imprecisas, como
as relativas ao campo da qualidade total. Ainda que neste também se
verifique consistências, como é o caso do novo conceito de qualidade
preconizado, substituindo seu enfoque tradicional, vinculado ao valor de
excelência técnica, por outro que enfatiza o valor de relevância social.
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