Page 184 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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recursos mais capacitados para novas funções.  Este último, inclusive,  seria
         um  aspecto capaz  de viabilizar a canalização de recursos, por exemplo,
         do Banco Mundial e do Banco Interamericano, para a depauperada área
         da formação de rhs na região.


               análise da proposta

               Conforme se verifica pela análise da sua implantação e
         desenvolvimento, a “Gestão de Qualidade” teve vida efêmera. Na verdade,
         pode-se dizer que não saiu do papel.
               Apesar de ter sido depositária de rico e aprofundado processo
         de reflexão e análise sobre educação, prática médica e estrutura social
         na América Latina, promovido pela OPS nos anos que antecederam sua
         apresentação, em 1994, a proposta não conseguiu se viabilizar enquanto
         processo(s) em desenvolvimento.
               Indiretamente, as suas bases conceituais estavam vinculadas a toda
         produção teórico-conceitual acumulada pela corrente da medicina social
         latino-americana, inaugurada por Juan César García. É possível fazer alguns
         reparos a essas concepções, por exemplo no que se refere às análises
         das relações entre educação, prática médica e estrutura econômico-
         social. Vários textos, produzidos por essa vertente, se aproximam de
         uma concepção determinista, subordinando a educação médica, quase
         mecanicamente, às estruturas e aos processos econômicos, com a
         consequente subestimação da sua relativa autonomia. Apesar disso, não
         se pode negar a força e a consistência dessa produção teórica.
               A proposta “Gestão de Qualidade”, portanto, estava referenciada
         por um marco teórico da educação médica na América Latina e suas
         bases teórico-conceituais remotas constituíam-se numa das suas principais
         fortalezas. Mas, na formulação da proposta propriamente dita, não se
         alcançou a necessária consistência do arcabouço teórico-conceitual
         construído. Há conceitos bem trabalhados, a exemplo da autoavaliação
         como prática transformadora, ao lado de categorias imprecisas, como
         as relativas ao campo da qualidade total. Ainda que neste também se
         verifique consistências, como é o caso do novo conceito de qualidade
         preconizado, substituindo seu enfoque tradicional, vinculado ao valor de
         excelência técnica, por outro que enfatiza o valor de relevância social.



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