Page 180 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 180

pelos departamentos, os membros do colegiado do curso de medicina que,
         recentemente, elaborou e aprovou um novo currículo com características
         inovadoras.
               Quanto aos atores institucionais, no âmbito dos países, não há
         registro de que a proposta venha sendo implementada por qualquer
         uma das Associações Nacionais de Educação Médica. Registre-se que,
         no caso do Brasil, houve, um mês após o Encontro de Punta del Este, a
         apresentação da proposta às EMBs, através de uma mesa-redonda, durante
         o XXXII Congresso Brasileiro de Educação Médica e IV Fórum Nacional
         de Avaliação do Ensino Médico, realizados em Niterói em 1994.
               Na Colômbia, Venezuela  e México desenvolvem-se  os  processos
         mais  consistentes  de avaliação da qualidade da educação médica, mas
         nos marcos tradicionais de credenciamento das escolas e de certificação
         profissional. As eventuais referências que possam ser feitas, no âmbito
         desses processos, à proposta de gestão da qualidade discutida em Punta
         del Este, decorrem de uma compreensão e entendimento insuficientes
         acerca das suas características.  Mesmo  no  caso  da  Conferência  Mundial
         de Educação Médica, promovida pela ASCOFAME com apoio da OPS,
         realizada em Bogotá em 1995, não se verificaram abordagens a respeito
         da operacionalização da proposta.
               Um único caso guarda alguma relação com a proposta. É o que vem
         sendo desenvolvido no Brasil pela CINAEM. Neste contexto há, inclusive,
         o reconhecimento, por um dos membros da sua equipe técnica (GALLO,
         1996), de que existem semelhanças entre um dos estudos integrantes do
         projeto CINAEM – O modelo pedagógico das escolas médicas brasileiras:
         estudo qualitativo com base no planejamento estratégico (COMISSÃO,
         1997) – e a proposta de gestão de qualidade, formulada pela OPS.
               Mas, além dos tempos serem diferentes (o estudo proposto no
         âmbito da CINAEM antecede o surgimento da proposta da OPS), não
         houve interação entre os autores de ambas as iniciativas, ainda que haja
                                                 1
         coincidências quanto a espaços de convívio  de alguns dos sujeitos/
         autores envolvidos. As duas iniciativas coincidem quanto à tentativa



         1
           Na Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. Nesta
           instituição, há núcleos importantes do planejamento estratégico em saúde, onde, na época,
           trabalhavam Edmundo Gallo e Roberto P. Nogueira.


                                        152                                                                            153
   175   176   177   178   179   180   181   182   183   184   185