Page 180 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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pelos departamentos, os membros do colegiado do curso de medicina que,
recentemente, elaborou e aprovou um novo currículo com características
inovadoras.
Quanto aos atores institucionais, no âmbito dos países, não há
registro de que a proposta venha sendo implementada por qualquer
uma das Associações Nacionais de Educação Médica. Registre-se que,
no caso do Brasil, houve, um mês após o Encontro de Punta del Este, a
apresentação da proposta às EMBs, através de uma mesa-redonda, durante
o XXXII Congresso Brasileiro de Educação Médica e IV Fórum Nacional
de Avaliação do Ensino Médico, realizados em Niterói em 1994.
Na Colômbia, Venezuela e México desenvolvem-se os processos
mais consistentes de avaliação da qualidade da educação médica, mas
nos marcos tradicionais de credenciamento das escolas e de certificação
profissional. As eventuais referências que possam ser feitas, no âmbito
desses processos, à proposta de gestão da qualidade discutida em Punta
del Este, decorrem de uma compreensão e entendimento insuficientes
acerca das suas características. Mesmo no caso da Conferência Mundial
de Educação Médica, promovida pela ASCOFAME com apoio da OPS,
realizada em Bogotá em 1995, não se verificaram abordagens a respeito
da operacionalização da proposta.
Um único caso guarda alguma relação com a proposta. É o que vem
sendo desenvolvido no Brasil pela CINAEM. Neste contexto há, inclusive,
o reconhecimento, por um dos membros da sua equipe técnica (GALLO,
1996), de que existem semelhanças entre um dos estudos integrantes do
projeto CINAEM – O modelo pedagógico das escolas médicas brasileiras:
estudo qualitativo com base no planejamento estratégico (COMISSÃO,
1997) – e a proposta de gestão de qualidade, formulada pela OPS.
Mas, além dos tempos serem diferentes (o estudo proposto no
âmbito da CINAEM antecede o surgimento da proposta da OPS), não
houve interação entre os autores de ambas as iniciativas, ainda que haja
1
coincidências quanto a espaços de convívio de alguns dos sujeitos/
autores envolvidos. As duas iniciativas coincidem quanto à tentativa
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Na Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. Nesta
instituição, há núcleos importantes do planejamento estratégico em saúde, onde, na época,
trabalhavam Edmundo Gallo e Roberto P. Nogueira.
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