Page 176 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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tenham servido como uma das fontes de apoio para o desencadeamento
de mudanças” (RODRIGUEZ, 1997b).
A respeito da avaliação, a proposta faz referência a vários autores
que mostram a sua importância nos processos de mudança, considerando
a avaliação parte integrante dos projetos ou das propostas inovadoras e
entendida como oportunidade para refletir sobre todo o processo.
Ferreira (1995) afirma que “o importante é reconhecer o potencial
e as limitações da avaliação externa, da autoavaliação e do seguimento
contínuo da gestão de qualidade. Considerando que o que se busca é a
transformação a partir de um processo participativo que leve em conta a
análise do contexto e a extrapolação prospectiva, no redimensionamento
da missão de formar médicos”.
A construção ou reconstrução dos novos modelos educacionais
integrados deve gerar, simultaneamente, a construção de processos
avaliativos, “(...) sem que isso signifique que pensemos na avaliação
como um fim em si mesmo, mas enquanto instrumento fundamental para
orientar a análise de resultados e a reflexão permanente do processo
educativo que deve ser transformador (...) propomos o desenvolvimento
de um intenso trabalho de reflexão intrainstitucional capaz de contribuir
para a transformação do processo educativo e dos seus atores, o que
pode não ocorrer caso não se desenvolva um processo participativo”
(RODRIGUEZ, 1997b).
A proposta retoma a análise prospectiva, resgatando seu enfoque
metodológico, voltado para a mobilização de todos os atores da instituição,
mas também envolvendo outros setores, como os serviços de saúde.
Também resgata o planejamento estratégico de recursos humanos em
saúde, considerando-o como seu eixo operacional.
A proposta formulada pela OPS orienta-se, do ponto de vista
operacional, para a instrumentalização de um processo de gestão da
qualidade que possa levar ao aperfeiçoamento permanente da educação
médica. O processo se desenvolveria em três etapas:
1.ª) uma avaliação externa rigorosa utilizando, segundo seus
autores, critérios e indicadores semelhantes aos adotados por Flexner, com
os devidos ajustes quanto ao modelo conceitual e ao compromisso social
que, hoje, deve orientar a formação médica. Recomenda-se que, para o
desenvolvimento desta etapa, prevista para durar no máximo quatro dias,
haja a participação de um consultor externo e que o trabalho seja feito por
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