Page 177 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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uma comissão composta por um número reduzido de pessoas, devendo
         haver a participação de representante(s) externo(s) à escola. Além de um
         questionário, recomenda-se a realização de visitas aos locais de trabalho
         e de entrevistas. No final desta etapa, seria necessário um processo de
         negociação com a direção da escola, considerando o resultado da avaliação
         e a real disposição da escola para dar seguimento ao processo de gestão
         da qualidade;
               2.ª) numa segunda etapa, propõe-se a adoção de um enfoque
         estratégico, visando democratizar o conhecimento da escola médica
         quanto ao seu contexto externo e ao seu currículo, fundindo reflexão e
         ação numa prática investigativa. Esta etapa deve ser realizada nos moldes
         de uma oficina de planejamento estratégico, com duração prevista de
         três dias. Os atores devem reconstruir cenários futuros, aprofundando a
         análise da situação e considerando os determinantes sociais envolvidos.
         Nesta visão de cenários futuros, estaria sendo considerado o esboço de um
         novo paradigma para o desenvolvimento da educação médica. Devem se
         explicitar desejos e valores na projeção da proposta de desenvolvimento
         da escola, definindo uma nova missão para ela.
               3.ª)  numa terceira etapa, de caráter contínuo, devem ser
         identificadas as táticas e estratégias de implementação da proposta e que,
         introduzindo os ajustes necessários, revestem toda a realização do projeto
         de um esforço permanente de avaliação de qualidade. Nesta etapa, devem
         ser constituídos os círculos de qualidade da educação médica.
               A sequência das etapas está  representada, em forma esquemática,
         na Figura 21.


         Figura 21 – Etapas de implementação de um processo de gestão de qualidade
                            na educação médica



                 Sensibilização        Planejamento    Desenvolvimento
                                     dever poder     círculos de qualidade
                  AVALIAÇÃO         ser      ser      ser
                   EXTERNA          ABORDAGEM
                                    ESTRATÉGICA
                    dias               dias              semanas
                  NORMATIVO                  ESTRATÉGICO
                 RETROSPECTIVO               PROSPECTIVO
          Fonte: OPS, 1997.


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