Page 177 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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uma comissão composta por um número reduzido de pessoas, devendo
haver a participação de representante(s) externo(s) à escola. Além de um
questionário, recomenda-se a realização de visitas aos locais de trabalho
e de entrevistas. No final desta etapa, seria necessário um processo de
negociação com a direção da escola, considerando o resultado da avaliação
e a real disposição da escola para dar seguimento ao processo de gestão
da qualidade;
2.ª) numa segunda etapa, propõe-se a adoção de um enfoque
estratégico, visando democratizar o conhecimento da escola médica
quanto ao seu contexto externo e ao seu currículo, fundindo reflexão e
ação numa prática investigativa. Esta etapa deve ser realizada nos moldes
de uma oficina de planejamento estratégico, com duração prevista de
três dias. Os atores devem reconstruir cenários futuros, aprofundando a
análise da situação e considerando os determinantes sociais envolvidos.
Nesta visão de cenários futuros, estaria sendo considerado o esboço de um
novo paradigma para o desenvolvimento da educação médica. Devem se
explicitar desejos e valores na projeção da proposta de desenvolvimento
da escola, definindo uma nova missão para ela.
3.ª) numa terceira etapa, de caráter contínuo, devem ser
identificadas as táticas e estratégias de implementação da proposta e que,
introduzindo os ajustes necessários, revestem toda a realização do projeto
de um esforço permanente de avaliação de qualidade. Nesta etapa, devem
ser constituídos os círculos de qualidade da educação médica.
A sequência das etapas está representada, em forma esquemática,
na Figura 21.
Figura 21 – Etapas de implementação de um processo de gestão de qualidade
na educação médica
Sensibilização Planejamento Desenvolvimento
dever poder círculos de qualidade
AVALIAÇÃO ser ser ser
EXTERNA ABORDAGEM
ESTRATÉGICA
dias dias semanas
NORMATIVO ESTRATÉGICO
RETROSPECTIVO PROSPECTIVO
Fonte: OPS, 1997.
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