Page 166 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e as Faculdades de
         Medicina da USP localizadas em Ribeirão Preto e em São Paulo.
               Nas instituições da América Latina que desde o início dos anos 1980
         fazem parte da Network – Montevidéu, Bogotá, Temuco, Monterrey, Havana
         e UAM-Xochimilco – não ocorrem processos integrados e consolidados de
         desenvolvimento do PBL, carro-chefe da proposta Network. Em Cuba, as
         mudanças ocorrem em consequência do processo global de transformação
         social do país, não havendo registro de implementação do PBL.
               Pelo que se compreende da leitura do material, a presença de
         Cuba na Network se deve, além da existência de laços de solidariedade
         internacional com o processo revolucionário cubano, às características
         fortemente “community-oriented” do sistema de saúde e educacional
         existente no país, balizados pela APS. Quanto às metodologias de ensino,
         o país implementa as de “integración docente-assistencial-investigación” e
         de “estudio-trabajo”, ambas centradas numa forte vinculação entre teoria
         e prática. Embora sejam metodologias que podem ser enquadradas no
         amplo leque das “metodologias ativas” de ensino-aprendizagem, não têm
         semelhanças operacionais com o PBL.
               Nas demais, inclusive em Temuco, sede da coordenação do capítulo
         da Network para a América Latina, não se verificam mudanças significativas
         nos processos de ensino-aprendizagem.
               Outro indicativo de que a afiliação à Rede Network não significa,
         necessariamente, comprometimento com a proposta “NETWORK”, pode
         ser obtido através da análise das planilhas de assessorias ofertadas em
         vários temas (community-based/community-oriented education, skills
         training, clinical training, PBL, student assessment, programme evaluation,
         curriculun design), que, periodicamente, se divulgam no Newsletter. Em
         geral, nenhuma instituição latino-americana consta das referidas planilhas.
         Somente na edição do Newsletter de junho de 1997 surge a oferta, em
         praticamente todos os temas supramencionados, da Universidade Nacional
         de Trujillo (Peru).
               Cabe realçar o reconhecimento e valorização que a Network confere
         aos estudantes. Através da articulação com a IFMSA e da SNO, a Network
         desenvolve  e  estimula  um  programa  autofinanciável  de  intercâmbio
         internacional de estudantes.


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