Page 166 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e as Faculdades de
Medicina da USP localizadas em Ribeirão Preto e em São Paulo.
Nas instituições da América Latina que desde o início dos anos 1980
fazem parte da Network – Montevidéu, Bogotá, Temuco, Monterrey, Havana
e UAM-Xochimilco – não ocorrem processos integrados e consolidados de
desenvolvimento do PBL, carro-chefe da proposta Network. Em Cuba, as
mudanças ocorrem em consequência do processo global de transformação
social do país, não havendo registro de implementação do PBL.
Pelo que se compreende da leitura do material, a presença de
Cuba na Network se deve, além da existência de laços de solidariedade
internacional com o processo revolucionário cubano, às características
fortemente “community-oriented” do sistema de saúde e educacional
existente no país, balizados pela APS. Quanto às metodologias de ensino,
o país implementa as de “integración docente-assistencial-investigación” e
de “estudio-trabajo”, ambas centradas numa forte vinculação entre teoria
e prática. Embora sejam metodologias que podem ser enquadradas no
amplo leque das “metodologias ativas” de ensino-aprendizagem, não têm
semelhanças operacionais com o PBL.
Nas demais, inclusive em Temuco, sede da coordenação do capítulo
da Network para a América Latina, não se verificam mudanças significativas
nos processos de ensino-aprendizagem.
Outro indicativo de que a afiliação à Rede Network não significa,
necessariamente, comprometimento com a proposta “NETWORK”, pode
ser obtido através da análise das planilhas de assessorias ofertadas em
vários temas (community-based/community-oriented education, skills
training, clinical training, PBL, student assessment, programme evaluation,
curriculun design), que, periodicamente, se divulgam no Newsletter. Em
geral, nenhuma instituição latino-americana consta das referidas planilhas.
Somente na edição do Newsletter de junho de 1997 surge a oferta, em
praticamente todos os temas supramencionados, da Universidade Nacional
de Trujillo (Peru).
Cabe realçar o reconhecimento e valorização que a Network confere
aos estudantes. Através da articulação com a IFMSA e da SNO, a Network
desenvolve e estimula um programa autofinanciável de intercâmbio
internacional de estudantes.
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