Page 278 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 278

257

                             )*


                            de se constituir como o único ou o principal componente da formação médica

                            (Vieira et al., 2007).


                                            Paralelamente  à  compreensão  sobre  a  realidade  básica  do


                            SUS, o ambiente hospitalar garante a vivência e o aprendizado de práticas de

                            saúde  —  procedimentos  no  segundo  e  no  terceiro  nível  de  atenção  —

                            absolutamente  indispensáveis  a  uma  sólida  formação  geral  do  médico


                            contemporâneo.  Níveis  esses  que,  por  sua  vez,  correspondem  a

                            necessidades  reais  e  sentidas  por  usuários  dos  serviços  de  saúde  e  pelas

                            características  epidemiológicas  dos  grupos  sociais,  razão  pela  qual  o  SUS

                            procura assegurar o princípio da integralidade do cuidado que hoje vem sendo

                            estruturada sob a forma de Linhas de Cuidado (Mattos, 2001).
   273   274   275   276   277   278   279   280   281   282   283