Page 281 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            identificaram-se diferenças apenas nas formas de articulação, mas a direção e

                            a intencionalidade nas três instituições são convergentes em relação ao SUS

                            e  à  valorização  de  uma  maior  aproximação  com  os  sistemas  de  saúde  em

                            cada cidade.



                                            A análise comparativa entre as três instituições evidencia que

                            o  currículo  planejado  da  UEL,  da  UFPR  e  da  UNICENP  é  diferente  do

                            executado. No entanto, esse descompasso não vai no mesmo sentido nas três

                            universidades.



                                            Na UEL, tal descompasso é menor  em função do esforço de

                            se reformular o Projeto Político-Pedagógico, implantado a partir do ano letivo

                            de  2005,  expresso  na  Resolução  CEPE  Nº  22/2005,  que  traduziu  uma  real


                            intencionalidade  de  aproximação  às  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  da

                            Graduação em Medicina.


                                            As  bases  estruturais  da  mudança  já  vinham  sendo


                            desenvolvidas desde o ano de 1998, com a implantação da reforma curricular

                            decorrente das análises e discussões ocorridas pelo Colegiado do Curso.


                                            Nessa  instituição,  o  descompasso  teve  uma  dimensão

                            positiva,  uma  vez  que  a  implantação  do  currículo  integrado  serviu  de


                            inspiração  e  muito  contribuiu  para  a  redação  final  do  documento  oficial  das

                            referidas Diretrizes Nacionais.


                                            Na  UnicenP,  a  desarmonia  entre  o  currículo  planejado  e  o


                            efetivamente executado é intermediária e reflete, de certa forma, a distância

                            entre intenção e a real configuração do curso, onde boa parte do currículo é
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