Page 281 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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identificaram-se diferenças apenas nas formas de articulação, mas a direção e
a intencionalidade nas três instituições são convergentes em relação ao SUS
e à valorização de uma maior aproximação com os sistemas de saúde em
cada cidade.
A análise comparativa entre as três instituições evidencia que
o currículo planejado da UEL, da UFPR e da UNICENP é diferente do
executado. No entanto, esse descompasso não vai no mesmo sentido nas três
universidades.
Na UEL, tal descompasso é menor em função do esforço de
se reformular o Projeto Político-Pedagógico, implantado a partir do ano letivo
de 2005, expresso na Resolução CEPE Nº 22/2005, que traduziu uma real
intencionalidade de aproximação às Diretrizes Curriculares Nacionais da
Graduação em Medicina.
As bases estruturais da mudança já vinham sendo
desenvolvidas desde o ano de 1998, com a implantação da reforma curricular
decorrente das análises e discussões ocorridas pelo Colegiado do Curso.
Nessa instituição, o descompasso teve uma dimensão
positiva, uma vez que a implantação do currículo integrado serviu de
inspiração e muito contribuiu para a redação final do documento oficial das
referidas Diretrizes Nacionais.
Na UnicenP, a desarmonia entre o currículo planejado e o
efetivamente executado é intermediária e reflete, de certa forma, a distância
entre intenção e a real configuração do curso, onde boa parte do currículo é