Page 285 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            4º)  A  evidência  de  que  até  mesmo  os  programas  mais  arrojados  não

                                eliminam as inquietações, não dão conta de todos apelos e não suprem

                                todas as necessidades inerentes à formação médica, tal é a complexidade

                                dos aspectos envolvidos. Embora o ajustamento dos programas possa ser


                                um fator positivo para a qualidade da formação, outros fatores interferem

                                nesse processo, como é o caso da tradicional estruturação dos estágios

                                no internato médico. Ainda que esses estágios sejam tão freqüentemente

                                apontados  como  a  “salvação”  dos  cursos,  parece  certo  que  a  sua

                                qualidade  depende  da    estrutura  de  seu  funcionamento,  da  articulação


                                com a formação básica e da aproximação ao sistema de saúde.



                            5º)  A evidência de que a implementação das propostas curriculares e o seu

                                bom  desempenho  estão  diretamente  relacionados  com  a  agilidade

                                institucional para acompanhar o desenvolvimento dos projetos, avaliar os

                                seus resultados, diagnosticar eventuais falhas e corrigir problemas, o que,


                                por  sua  vez,  pressupõe  uma  articulação  político-pedagógica  entre

                                gestores, professores e estudantes.



                                            Em  outras  palavras,  a  saúde  institucional  está  estreitamente


                            vinculada  à  sua  capacidade  de  renovação  e  ajustamento.  Assim,  é  pela

                            aproximação  com  as  diretrizes  nacionais  de  formação  médica,  pela

                            consideração    das    diversidades   institucionais   e   acadêmicas,    pelo

                            comprometimento  com  os  desafios  propostos  pela  Saúde  Coletiva,  pelo

                            esforço  para  a  construção  da  competência  profissional  que  se  traduz  em


                            saberes, habilidades, atitudes e pelo gerenciamento democrático das escolas
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