Page 280 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Em relação aos três eixos de abordagem do estudo,
verificaram-se significativas diferenças entre as instituições analisadas, tanto
em relação aos dados secundários dos documentos coletados, quanto em
relação às diferentes visões dos agentes entrevistados.
Na UEL (onde prevalecem um currículo integrado e os
desafios da sustentabilidade da mudança e da revisão permanente), na
UFPR (onde o ajuste curricular marca o centenário de um curso tradicional) e
na UnicenP (focada na Saúde da Família e no reconhecimento do curso).
No primeiro eixo, que aborda a configuração da Saúde
Coletiva traduzida nos objetivos, ênfases e estratégias predominantes, as
diferenças apresentaram-se por meio da especificidade curricular de cada
instituição e das várias interpretações e reflexões de seus gestores,
professores e estudantes.
No segundo eixo, que trata da Saúde Coletiva no contexto de
cada um dos cursos analisados por meio da sua inserção no projeto
pedagógico e da aderência às diretrizes curriculares nacionais, encontraram-
se diferenças diretamente relacionadas à existência ou ausência de
mecanismos de apoio e acompanhamento dos docentes envolvidos com o
desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos Cursos de Medicina da UEL,
da UFPR e da UnicenP.
No terceiro eixo de análise a partir do currículo relatado pelos
entrevistados sobre as parcerias externas da Saúde Coletiva dos referidos
cursos com os Serviços de Saúde organizados em Londrina e em Curitiba,