Page 280 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            verificaram-se significativas diferenças entre as instituições analisadas, tanto

                            em  relação  aos  dados  secundários  dos  documentos  coletados,  quanto  em

                            relação às diferentes visões dos agentes entrevistados.



                                            Na  UEL  (onde  prevalecem  um  currículo  integrado  e  os

                            desafios  da  sustentabilidade  da  mudança  e  da  revisão  permanente),  na


                            UFPR  (onde o ajuste curricular marca o centenário de um curso tradicional) e

                            na UnicenP (focada na Saúde da Família e no reconhecimento do curso).


                                            No  primeiro  eixo,  que  aborda  a  configuração  da  Saúde


                            Coletiva  traduzida  nos  objetivos,  ênfases  e  estratégias  predominantes,  as

                            diferenças  apresentaram-se  por  meio  da  especificidade  curricular  de  cada

                            instituição  e  das  várias  interpretações  e  reflexões  de  seus  gestores,

                            professores e estudantes.



                                            No segundo eixo, que trata da Saúde Coletiva no contexto de

                            cada  um  dos  cursos  analisados  por  meio  da  sua  inserção  no  projeto


                            pedagógico e da aderência às diretrizes curriculares nacionais, encontraram-

                            se  diferenças  diretamente  relacionadas  à  existência  ou  ausência  de

                            mecanismos  de  apoio  e  acompanhamento  dos  docentes  envolvidos  com  o

                            desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos Cursos de Medicina da UEL,

                            da UFPR e da UnicenP.



                                            No terceiro eixo de análise a partir do currículo relatado pelos

                            entrevistados  sobre  as  parcerias  externas  da  Saúde  Coletiva  dos  referidos


                            cursos  com  os  Serviços  de  Saúde  organizados  em  Londrina  e  em  Curitiba,
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