Page 275 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Paralelamente às significativas mudanças que ocorreram nos

                            serviços de saúde da cidade de Curitiba, não apenas de extensão quantitativa

                            da assistência à saúde, mas também de qualidade  da assistência e de sua

                            organização estrutural e dos objetivos da saúde, houve importantes mudanças


                            na academia, em particular na UFPR.


                                            Os gestores do Curso de Medicina da UFPR implementaram,


                            a partir de 1992, uma reforma curricular onde os docentes do Departamento

                            de Saúde Comunitária acabaram ficando no meio de uma disputa entre os que

                            pretendiam que o curso buscasse a formação de um médico com perfil mais

                            generalista, em oposição à formação do médico especialista.



                                            O  diagnóstico  relatado  na  UFPR,  na  época,  era  de  um

                            currículo  de  medicina  muito  especializado,  com  conteúdos  repetitivos,

                            centrado, na sua maior parte, em atendimento a pacientes crônicos, usuários


                            dos  serviços  do  HC,  com  uma  demanda  mais  selecionada,  um  perfil  de

                            morbidade  de  problemas  pouco  freqüentes  e  com  necessidade  de

                            intervenções  mais  complexas.  Uma  crítica  dos  estudantes  era  que  eles

                            atendiam pacientes com diagnósticos já definidos e não sabiam enfrentar uma


                            demanda de ambulatório geral com competência e resolutividade.


                                            Na  época  da  reforma,  há  18  anos  atrás,  os  docentes  da

                            Saúde  Comunitária  da  UFPR  também  faziam  parte  do  grupo  que  queria


                            mudanças no curso, no sentido de um ensino mais voltado às necessidades

                            da  população,  com  mais  conteúdos  de  cunho  social  e  aumento  da

                            participação  da  Saúde  Coletiva,  além  de  uma  clínica  que  contemplasse  os
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