Page 270 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    não só em Medicina, como também na área de Enfermagem e talvez
                                    um pouco menos no Curso de Farmácia. (GUEL4)

                                    Existe, em Londrina, uma concepção própria de Saúde Coletiva que

                            em muito determinou essa situação. Apesar de todas as diferenças de opinião

                            e até mesmo divergências ideológicas sobre as políticas nacionais de saúde,


                            os  docentes  nunca  se  isolaram  (UEL,  1989).    Ao  contrário,  tiveram  sempre

                            uma atitude gregária, preocupados em tomar parte das lutas comuns a todos,

                            participando da criação do Sindicato dos Professores, envolvendo-se com os

                            clínicos e cirurgiões nas questões que dizem respeito ao Hospital Universitário


                            cujo  Diretor  Superintendente,  reeleito,  é,  inclusive,  um  dos  docentes  do

                            Departamento de Saúde Coletiva.


                                            Esta postura política institucional sempre esteve associada a

                            uma prática docente que procurou valorizar a graduação e a participação dos


                            estudantes. Por isso, a disciplina de Saúde Comunitária talvez tenha sido uma

                            das   primeiras   iniciativas   de   integração   docente-assistencial   (IDA)

                            desenvolvidas no Brasil (Marsiglia, 1995).


                                            Ela  evidenciou  que,  quando  os  estudantes  passam  a


                            freqüentar as Unidades Básicas de Saúde descobrem um profissional médico

                            e uma equipe de saúde sobre os quais não tinham qualquer referência, uma

                            realidade  desconhecida  para  a  grande  maioria  deles,  tanto  como  pacientes

                            quanto como cidadãos.



                                            Pensando  no  papel  da  Saúde  Coletiva  no  contexto  dos

                            desafios da formação médica (Garcia et al, 2004), o depoimento de um dos

                            professores da instituição parece especialmente significativo:
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