Page 273 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            Saúde da Família, com o tema Governos novos, desafios antigos: investindo

                            sempre  nos  processos  de  mudança,  como  também  foi  estabelecida  uma

                            agenda estratégica da Rede Unida em permanente construção, em torno da

                            qual inúmeras ações de mudança na articulação da saúde com a educação


                            foram desenvolvidas nos últimos anos (Rede Unida, 2000).


                                            Finalmente, há que se destacar a realização em Londrina, em

                            agosto  de  2007,  do  IV  Fórum  Nacional  de  Metodologias  Ativas  de  Ensino

                            Aprendizagem,  promovido  pelo  Colegiado  do  Curso  de  Medicina  e  Centro

                            Acadêmico Samuel Pessoa da UEL, com o entendimento de que a adoção de

                            metodologias  ativas  de  ensino-aprendizagem  constitui  um  importante  e


                            potente componente das mudanças necessárias na educação médica e nas

                            demais profissões da área da saúde.


                                            O  jeito  curitibano  de  construir  um  dos  mais  importantes

                            processos  de  organização  dos  serviços  de  saúde  a  nível  local  está  bem

                            descrito  em  dois  números  especiais  da  Revista  Divulgação  em  Saúde  para


                            Debate, publicadas pelo CEBES, N.8 – Saúde é Mudança (Curitiba, 1992) e

                            N.19 – Curitiba: 20 anos de Atenção Primária à Saúde (Curitiba, 2000), ambas

                            com  conteúdo  de  responsabilidade  da  Secretaria  Municipal  de  Saúde  de

                            Curitiba, como também no livro CURITIBA - a saúde de braços abertos (Ducci


                            et al., 2001).


                                            No número 8 da revista acima mencionada, Raggio e Romanó

                            Jr (1992) abrem a sessão de auto-retrato com uma proposta de implantação

                            de  Médico  Geral  Comunitário  em  Centros  de  Saúde  de  Curitiba.  Depois,

                            outras  sessões:  opinião,  entrevistas,  modelo  assistencial,  ações  coletivas,
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