Page 273 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Saúde da Família, com o tema Governos novos, desafios antigos: investindo
sempre nos processos de mudança, como também foi estabelecida uma
agenda estratégica da Rede Unida em permanente construção, em torno da
qual inúmeras ações de mudança na articulação da saúde com a educação
foram desenvolvidas nos últimos anos (Rede Unida, 2000).
Finalmente, há que se destacar a realização em Londrina, em
agosto de 2007, do IV Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino
Aprendizagem, promovido pelo Colegiado do Curso de Medicina e Centro
Acadêmico Samuel Pessoa da UEL, com o entendimento de que a adoção de
metodologias ativas de ensino-aprendizagem constitui um importante e
potente componente das mudanças necessárias na educação médica e nas
demais profissões da área da saúde.
O jeito curitibano de construir um dos mais importantes
processos de organização dos serviços de saúde a nível local está bem
descrito em dois números especiais da Revista Divulgação em Saúde para
Debate, publicadas pelo CEBES, N.8 – Saúde é Mudança (Curitiba, 1992) e
N.19 – Curitiba: 20 anos de Atenção Primária à Saúde (Curitiba, 2000), ambas
com conteúdo de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de
Curitiba, como também no livro CURITIBA - a saúde de braços abertos (Ducci
et al., 2001).
No número 8 da revista acima mencionada, Raggio e Romanó
Jr (1992) abrem a sessão de auto-retrato com uma proposta de implantação
de Médico Geral Comunitário em Centros de Saúde de Curitiba. Depois,
outras sessões: opinião, entrevistas, modelo assistencial, ações coletivas,