Page 277 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 277
256
)*
Saúde da Família como fio condutor do curso. A presença desse campo de
estudo procura articular os conteúdos e as práticas, que vão se interligando do
primeiro ao último ano. A presença dos docentes de Saúde da Família na
coordenação do curso e em vários cenários do processo de ensino e
aprendizagem é um indício da valorização e reconhecimento da área no
projeto formativo pretendido pela instituição.
Ao lado do que já foi feito, o desafio da Saúde Coletiva será
muito grande, considerando que cada curso vivencia momentos muito
particulares. A UnicenP formou em 2008 a sua primeira turma, o Curso de
Medicina da UEL acabou de completar 40 anos de existência e a Universidade
Federal do Paraná prepara-se para as comemorações do seu centenário em
2012.
Mais importante do que o tempo de funcionamento dos
cursos, a infra-estrutura de cada instituição determina a sua perspectiva de
formação e de aproximação com o SUS. A esse respeito, observa-se que na
inexistência de um ambiente hospitalar cristalizado, como é o caso da
UnicenP, o currículo do Internato fica centrado na rede básica de saúde.
Trata-se, indiscutivelmente, de uma interessante alternativa pela possibilidade
de aproximação com o SUS, mas, seria ela suficiente para a formação do
médico?
O acréscimo dos novos cenários de práticas, contemplando
ambientes comunitários e os serviços da rede de saúde como eixos do
desenvolvimento curricular são importantes e estratégicos, mas estão longe