Page 277 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 277

256

                             )*


                            Saúde da Família como fio condutor do curso. A presença desse campo de

                            estudo procura articular os conteúdos e as práticas, que vão se interligando do

                            primeiro  ao  último  ano.  A  presença  dos  docentes  de  Saúde  da  Família  na

                            coordenação  do  curso  e  em  vários  cenários  do  processo  de  ensino  e


                            aprendizagem  é  um  indício  da  valorização  e  reconhecimento  da  área  no

                            projeto formativo pretendido pela instituição.



                                            Ao lado do que já foi feito, o desafio da Saúde Coletiva será

                            muito  grande,  considerando  que  cada  curso  vivencia  momentos  muito

                            particulares.  A  UnicenP  formou  em  2008  a  sua  primeira  turma,  o  Curso  de

                            Medicina da UEL acabou de completar 40 anos de existência e a Universidade

                            Federal do Paraná  prepara-se para as comemorações do seu centenário em


                            2012.


                                            Mais  importante  do  que  o  tempo  de  funcionamento  dos


                            cursos,  a  infra-estrutura  de  cada  instituição  determina  a  sua  perspectiva  de

                            formação e de aproximação com o SUS. A esse respeito, observa-se que na

                            inexistência  de  um  ambiente  hospitalar  cristalizado,  como  é  o  caso  da

                            UnicenP,  o  currículo  do  Internato  fica  centrado  na  rede  básica  de  saúde.


                            Trata-se, indiscutivelmente, de uma interessante alternativa pela possibilidade

                            de  aproximação  com  o  SUS,  mas,  seria  ela  suficiente  para  a  formação  do

                            médico?



                                            O  acréscimo  dos  novos  cenários  de  práticas,  contemplando

                            ambientes  comunitários  e  os  serviços  da  rede  de  saúde  como  eixos  do

                            desenvolvimento  curricular  são  importantes  e  estratégicos,  mas  estão  longe
   272   273   274   275   276   277   278   279   280   281   282