Page 272 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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rede colaborativa, com a formulação, acompanhamento e avaliação de
políticas e projetos para a área, vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre
Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde, cadastrado no CNPq já
há 10 anos e à linha de pesquisa do Departamento de Saúde Coletiva
(CCS/UEL) com o mesmo nome.
Esse contexto favorável talvez explique uma série de fatos
relevantes para a compreensão das implicações dos movimentos de mudança
no processo de formação médica na UEL. Em primeiro lugar, a permanência
da sede por 10 anos, em Londrina, da Secretaria Executiva do Centro
Brasileiro de Estudos de Saúde — CEBES. Essa entidade do Movimento pela
Reforma Sanitária Brasileira, durante toda sua trajetória, editou a importante
revista da área, Saúde em Debate (Paim, 1997).
Em segundo lugar, o fato de a Secretaria Executiva da Rede
UNIDA estar instalada em Londrina desde 2001, tendo ampliado e
regularizado a publicação da Revista Olho Mágico, que chegou a ser indexada
na base de dados Ad Saúde, como uma revista da área de formação e
desenvolvimento de profissionais de saúde.
Em terceiro lugar, a realização em Londrina do IV Congresso
Nacional da Rede UNIDA, em outubro de 2001, com o tema Impulsionando
movimentos de mudança na educação dos profissionais de saúde para o
SUS, refletindo o ambiente propício a iniciativas relacionadas à formação do
profissional médico. Além desse, mais dois eventos importantes foram
realizados na cidade, paralelamente e de maneira integrada: o I Fórum
Nacional de Redes em Saúde e a II Mostra Paranaense de Produção em