Page 284 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Ao término deste trabalho, o esforço em compreender o papel

                            da  Saúde  Coletiva  através  do  estudo  dos  cursos  de  Medicina  da  UEL,  da

                            UFPR e da UnicenP, permite vislumbrar  a viabilidade de diferentes formatos

                            curriculares  projetados  como  fórmulas  flexíveis  e  de  estabilidade  variável  a


                            partir das diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo MEC, cada vez

                            mais apoiadas pelo Ministério da Saúde.



                                            Se,  por  um  lado,  há  o  interesse  intrínseco  em  conhecer  a

                            natureza de cada projeto curricular tal como ele é proposto institucionalmente

                            e  vivido  pelos  seus  diferentes  agentes,  por  outro,  importa  situar  algumas

                            implicações  que,  extrapolando  a  dimensão  imediata  dos  objetos  de  estudo,

                            permitem uma reflexão mais ampliada sobre o papel da Saúde Coletiva nos


                            cursos de medicina:


                            1º)  A necessidade  de  se  pensar  a formação médica a partir  dos  diferentes


                                contextos socioculturais e da singularidade de cada instituição.


                            2º)  A  necessidade  de  se  conciliar,  no  processo  formativo,  o  conhecimento


                                técnico e a aproximação do estudante com a realidade dos processos de

                                saúde e doença no Brasil.



                            3º)  A convicção de que a formação médica não pode ser garantida apenas

                                pelo  acúmulo  de  informações  de  diferentes  áreas  da  Medicina,  mas

                                também  pelo  desenvolvimento  de  posturas  críticas,  de  compromisso

                                social  e  de  constituição  de  uma  ampla  cultura  profissional  na  área  de


                                saúde.
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