Page 66 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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em consequência da sua “proximidade” com o desenvolvimento social
e político-cultural, ao mesmo tempo que é pressionada para se manter
conservadora frente aos interesses e exigências do mercado de trabalho
médico, do qual parcela significativa dos seus professores faz parte.
Esse estudo e os demais trabalhos de García (NUNES (org), 1989)
representam o início da construção do marco conceitual da educação
médica na América Latina, processo contínuo que permanece e se
transforma até os dias de hoje.
FOrmaçãO e desenvOlvimentO dO mOvimentO de
educaçãO médica na américa latina
Em 1957, sob os auspícios da União das Universidades da América
Latina (UDUAL) , realizou-se no México a 1ª Conferência das Faculdades
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Latino-Americanas de Medicina. Nesta, aprovou-se a recomendação de
estímulo à criação de Associações Nacionais de Escolas Médicas e o
estabelecimento de intercâmbios entre elas.
Na 2ª Conferência, realizada em 1960 em Montevidéu (Uruguai),
sob os auspícios da UDUAL e contrariamente à sua orientação político-
organizacional centralizadora, aprovou-se uma recomendação favorável ao
estabelecimento de uma Federação de Associações de Escolas de Medicina.
Antes da 3ª Conferência, um grupo de diretores de Escolas foi
convidado a participar da 72ª Reunião Anual da Associação Americana
de Escolas Médicas, realizada em 1961, em Montreal. Nessa ocasião, foi
designado um comitê organizador do projeto de uma Federação Pan-
Americana. Após algumas reuniões, em Cali e em Santiago, este comitê
5 Em 1930, por ocasião de um Primeiro Congresso de Universidades, promovido pela Uni-
versidade de Havana (Cuba), propôs-se, pela primeira vez, a formação de uma Associação
Internacional de Universidades. Em 1949, durante o 1º Congresso de Universidades Latino-
Americanas, realizado na Universidade de São Carlos (Guatemala), foi criada a UDUAL
que, desde 1962, tem sede permanente no campus universitário da UNAM (México).
Entre seus objetivos e finalidades, incluiu-se com destaque “Afianzar los princípios de
independencia política y liberación económica de las naciones latino-americanas (...) la
integración cultural de América Latina a través de sus Universidades es una aspiración
constante de la UDUAL” (POZO, 1977).
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