Page 66 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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em consequência da sua “proximidade” com o desenvolvimento social
         e político-cultural, ao mesmo tempo que é pressionada para se manter
         conservadora frente aos interesses e exigências do mercado de trabalho
         médico, do qual parcela significativa dos seus professores faz parte.
               Esse estudo e os demais trabalhos de García (NUNES (org), 1989)
         representam o início da construção do marco conceitual da educação
         médica na América Latina, processo contínuo que permanece e se
         transforma até os dias de hoje.



               FOrmaçãO e desenvOlvimentO dO mOvimentO de
               educaçãO médica na américa latina

               Em 1957, sob os auspícios da União das Universidades da América
         Latina (UDUAL) , realizou-se no México a 1ª Conferência das Faculdades
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         Latino-Americanas de Medicina. Nesta, aprovou-se a recomendação de
         estímulo à criação de Associações Nacionais de Escolas Médicas e o
         estabelecimento de intercâmbios entre elas.
               Na 2ª Conferência, realizada em 1960 em Montevidéu (Uruguai),
         sob os auspícios da UDUAL e contrariamente à sua orientação político-
         organizacional centralizadora, aprovou-se uma recomendação favorável ao
         estabelecimento de uma Federação de Associações de Escolas de Medicina.
               Antes da 3ª Conferência, um grupo de diretores de Escolas foi
         convidado a participar da 72ª Reunião Anual da Associação Americana
         de Escolas Médicas, realizada em 1961, em Montreal. Nessa ocasião, foi
         designado um comitê organizador do projeto de uma Federação Pan-
         Americana. Após algumas reuniões, em Cali e em Santiago, este comitê



         5  Em 1930, por ocasião de um Primeiro Congresso de Universidades, promovido pela Uni-
           versidade de Havana (Cuba), propôs-se, pela primeira vez, a formação de uma Associação
           Internacional de Universidades. Em 1949, durante o 1º Congresso de Universidades Latino-
           Americanas, realizado na Universidade de São Carlos (Guatemala), foi criada a UDUAL
           que, desde 1962, tem sede permanente no campus universitário da UNAM (México).
           Entre seus objetivos e finalidades, incluiu-se com destaque “Afianzar los princípios de
           independencia política y liberación económica de las naciones latino-americanas (...) la
           integración cultural de América Latina a través de sus Universidades es una aspiración
           constante de la UDUAL” (POZO, 1977).


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