Page 64 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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na sua organização e no seu processo de ensino. As modificações tiveram
         por base o Relatório Flexner (FLEXNER, 1910), cujo conteúdo e impacto
         na prática e na educação médica, nos Estados Unidos e na América
         Latina, graças inclusive ao apoio financeiro recebido pelos movimentos
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         de reforma , foram objeto de análises por vários autores (MENDES, 1984;
          SCHRAIBER, 1989).
               As principais conclusões/recomendações do relatório consistem:
          na criação de departamentos, na compartimentalização do ensino das
          ciências básicas (criação do ciclo básico), no desenvolvimento da pesquisa
          no âmbito destas ciências; na criação de hospitais-escolas, para serem
          utilizados como principais campos de treinamento clínico. Nos Estados
          Unidos as recomendações do Relatório foram adotadas praticamente por
          todas as escolas durante a Reforma das décadas de 1910 e 1920.
               O  Seminário  precursor  de  Cali,  realizado  em  1955,  contou
          com  o copatrocínio  da  OPS,  cujos esforços na época, no campo da
          educação médica, estavam orientados principalmente ao desenvolvimento
          das disciplinas básicas e ao estímulo à introdução do ensino dos
          aspectos preventivos, sociais e à criação de departamentos de medicina
          preventiva nas escolas médicas latino-americanas. Com este propósito,
          dois importantes Seminários Internacionais foram promovidos pela OPS:
          um em Viña del Mar (Chile) em 1955, e outro em Tehuacán (México)
          em 1956, que resultaram na disseminação das propostas da OPS em
          praticamente todos os países.
               Nos  anos  seguintes, a  OPS  instalou,  com  um  importante
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          apoio  da então  Escola  Paulista  de  Medicina   (CHAVES, 1997), a
          Biblioteca Regional de Medicina  (BIREME)  e,  através  do  Programa  de
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          Desenvolvimento  de Recursos Humanos em Saúde , promoveu iniciativas

         2   As fundações privadas americanas aplicaram, durante o período 1910 a 1930, aproxima-
           damente 300 milhões de dólares na implementação das recomendações do Relatório
           Flexner (FREIDSON, 1970 apud MENDES, 1984).
         3    Instituição diretamente vinculada ao MEC. A partir de 1995, juntamente com outros cursos
           superiores mantidos pelo Governo Federal, foi transformada na Universidade Federal de
           São Paulo (UNIFESP).
         4   O Programa originou-se nos anos 1950 com a criação de uma Unidade de Educação e
           Treinamento, transformada consecutivamente em Departamento de Educação Médica,
           Departamento de Desenvolvimento de rhs (1965), Divisão de rhs (1975), Divisão de rhs
           e Pesquisa (1977). Em uma publicação da OPS, encontra-se registrado um interessante
           relato das ações desenvolvidas neste campo (CRITICAL, 1992).


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