Page 64 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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na sua organização e no seu processo de ensino. As modificações tiveram
por base o Relatório Flexner (FLEXNER, 1910), cujo conteúdo e impacto
na prática e na educação médica, nos Estados Unidos e na América
Latina, graças inclusive ao apoio financeiro recebido pelos movimentos
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de reforma , foram objeto de análises por vários autores (MENDES, 1984;
SCHRAIBER, 1989).
As principais conclusões/recomendações do relatório consistem:
na criação de departamentos, na compartimentalização do ensino das
ciências básicas (criação do ciclo básico), no desenvolvimento da pesquisa
no âmbito destas ciências; na criação de hospitais-escolas, para serem
utilizados como principais campos de treinamento clínico. Nos Estados
Unidos as recomendações do Relatório foram adotadas praticamente por
todas as escolas durante a Reforma das décadas de 1910 e 1920.
O Seminário precursor de Cali, realizado em 1955, contou
com o copatrocínio da OPS, cujos esforços na época, no campo da
educação médica, estavam orientados principalmente ao desenvolvimento
das disciplinas básicas e ao estímulo à introdução do ensino dos
aspectos preventivos, sociais e à criação de departamentos de medicina
preventiva nas escolas médicas latino-americanas. Com este propósito,
dois importantes Seminários Internacionais foram promovidos pela OPS:
um em Viña del Mar (Chile) em 1955, e outro em Tehuacán (México)
em 1956, que resultaram na disseminação das propostas da OPS em
praticamente todos os países.
Nos anos seguintes, a OPS instalou, com um importante
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apoio da então Escola Paulista de Medicina (CHAVES, 1997), a
Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e, através do Programa de
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Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde , promoveu iniciativas
2 As fundações privadas americanas aplicaram, durante o período 1910 a 1930, aproxima-
damente 300 milhões de dólares na implementação das recomendações do Relatório
Flexner (FREIDSON, 1970 apud MENDES, 1984).
3 Instituição diretamente vinculada ao MEC. A partir de 1995, juntamente com outros cursos
superiores mantidos pelo Governo Federal, foi transformada na Universidade Federal de
São Paulo (UNIFESP).
4 O Programa originou-se nos anos 1950 com a criação de uma Unidade de Educação e
Treinamento, transformada consecutivamente em Departamento de Educação Médica,
Departamento de Desenvolvimento de rhs (1965), Divisão de rhs (1975), Divisão de rhs
e Pesquisa (1977). Em uma publicação da OPS, encontra-se registrado um interessante
relato das ações desenvolvidas neste campo (CRITICAL, 1992).
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