Page 62 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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As relações externas e também as relações sociais internas sofreram
         transformações importantes nos países da América Latina, fruto da adoção
         de políticas de substituição das importações no desenvolvimento capitalista
         hemisférico. Iniciaram-se os processos de industrialização, acelerou-se
         a migração rural-urbana, houve a expansão dos sistemas educacionais.
         No que diz respeito à saúde, consolidaram-se os sistemas de assistência
         médica e de previdência social, promulgaram-se leis que passaram a
         regular o exercício da medicina, expandiu-se a rede hospitalar e os médicos
         começaram a organizar-se em associações.
               Portanto, é num contexto de profundas transformações econômicas,
         sociais, culturais e políticas, de âmbito interno e externo, que novas bases
         para o desenvolvimento da educação médica latino-americana são lançadas
         a partir da metade do século.

               Os PrinciPais PassOs  Para a  cOnstruçãO  de  um
               marcO cOnceitual da educaçãO médica na américa latina

               Até meados dos anos 1950, a transmissão dos modelos de educação
         médica   estrangeiros  –    no  início  europeus  e  posteriormente  norte-
         americanos –   realizava-se através da ida e vinda de missões especiais,
         constituídas por professores e dirigentes universitários. A partir de 1955 a
         influência passou a ser exercida através da participação de representantes
         dos organismos internacionais, destacadamente da OPS e de fundações
         norte-americanas, em reuniões nacionais e regionais.
               No decorrer dos anos esta forma de influência se institucionalizou
         com a criação de associações nacionais e internacionais. Segundo Ferreira
         (1997), nesse processo deve ser registrado “(...) o movimento, que teve
         uma influência ‘silenciosa’ importante, de afluxo de médicos residentes que
         foram se especializar nos Estados Unidos e estabeleceram os ‘links’ para a
         americanização e apropriação indiscriminada de tecnologias (...) a longo
         prazo este é um fator da maior transcendência para o desenvolvimento
         da medicina moderna na região e pode ser entendido como a verdadeira
         extensão de Flexner à América Latina”.
               Os primeiros eventos nacionais sobre educação médica de que
         se tem registro foram realizados em Lima (Peru) e Cali (Colômbia),
         respectivamente em 1951 e 1955. Em 1953, em Londres, realizou-se a



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