Page 62 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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As relações externas e também as relações sociais internas sofreram
transformações importantes nos países da América Latina, fruto da adoção
de políticas de substituição das importações no desenvolvimento capitalista
hemisférico. Iniciaram-se os processos de industrialização, acelerou-se
a migração rural-urbana, houve a expansão dos sistemas educacionais.
No que diz respeito à saúde, consolidaram-se os sistemas de assistência
médica e de previdência social, promulgaram-se leis que passaram a
regular o exercício da medicina, expandiu-se a rede hospitalar e os médicos
começaram a organizar-se em associações.
Portanto, é num contexto de profundas transformações econômicas,
sociais, culturais e políticas, de âmbito interno e externo, que novas bases
para o desenvolvimento da educação médica latino-americana são lançadas
a partir da metade do século.
Os PrinciPais PassOs Para a cOnstruçãO de um
marcO cOnceitual da educaçãO médica na américa latina
Até meados dos anos 1950, a transmissão dos modelos de educação
médica estrangeiros – no início europeus e posteriormente norte-
americanos – realizava-se através da ida e vinda de missões especiais,
constituídas por professores e dirigentes universitários. A partir de 1955 a
influência passou a ser exercida através da participação de representantes
dos organismos internacionais, destacadamente da OPS e de fundações
norte-americanas, em reuniões nacionais e regionais.
No decorrer dos anos esta forma de influência se institucionalizou
com a criação de associações nacionais e internacionais. Segundo Ferreira
(1997), nesse processo deve ser registrado “(...) o movimento, que teve
uma influência ‘silenciosa’ importante, de afluxo de médicos residentes que
foram se especializar nos Estados Unidos e estabeleceram os ‘links’ para a
americanização e apropriação indiscriminada de tecnologias (...) a longo
prazo este é um fator da maior transcendência para o desenvolvimento
da medicina moderna na região e pode ser entendido como a verdadeira
extensão de Flexner à América Latina”.
Os primeiros eventos nacionais sobre educação médica de que
se tem registro foram realizados em Lima (Peru) e Cali (Colômbia),
respectivamente em 1951 e 1955. Em 1953, em Londres, realizou-se a
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