Page 58 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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FIgUra 3 – Visão esquemática do sistema de serviços pessoais de saúde sob a
forma de duas pirâmides imbricadas.
Fonte: Chaves, 1982.
Finalizando o livro, o autor apresenta sua proposta de estratégia
de mudança para a saúde, que constitui-se no desenvolvimento conjunto
de novos “modelos de ensino” e de novos “modelos de serviço”, através
da articulação docente-assistencial em “uma relação dialética, havendo
momentos em que o agente de mudança é o serviço, que retroalimenta
mudanças curriculares e outros momentos em que se adianta o ensino,
faculdade ou universidade, induzindo à mudanças nos serviços por seus
achados, demonstrações e trabalho na área” (Chaves, 1982).
É interessante destacar que a questão da mudança do modelo de
atenção, pouco desenvolvida pelos processos de reforma, não é recente.
Mas, pelo que se pode perceber, o assunto é melhor desenvolvido, do
ponto de vista teórico-conceitual, somente em alguns poucos países,
com destaque para o Brasil. Aqui, desde 1987, por ocasião do Sistema
Unificado e Descentralizado de Saúde, o assunto já está introduzido no
campo das políticas de saúde, sob a denominação de Distritos Sanitários.
Recentemente o governo brasileiro fez o lançamento de um
plano de metas setoriais denominado “1997 - O Ano da Saúde no Brasil”
onde estabelece, ao lado de medidas voltadas à descentralização/
municipalização de recursos e gestão, a ampliação de dois programas,
o PASF-Atenção à Saúde Familiar e o PACS-Agentes Comunitários de
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