Page 61 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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A EDUCAÇÃO MÉDICA E AS
                          PROPOSTAS DE MUDANÇA








               A história da educação médica na América Latina poderia mostrar
         o papel exercido pelas ações empreendidas ao longo do tempo, sobre o
         processo de produção de médicos e qual o seu impacto sobre as escolas.
         Contudo o levantamento bibliográfico realizado mostrou que esta história
         não está escrita. Em que pese existir documentação de muitos dos eventos
         e processos ocorridos, esse material bibliográfico não está sistematicamente
         organizado e não vem sendo objeto de análises, permanecendo a lacuna
         histórica já apontada por Andrade (1979).
               A compreensão das propostas de mudança na educação médica
         latino-americana, existentes nos anos 1990, só pode ser obtida tomando
         como referência os marcos históricos das décadas precedentes. Os registros
         encontrados e as informações obtidas permitiram a recuperação dos
         acontecimentos mais importantes, a identificação das principais iniciativas,
         dos sujeitos e dos atores mais relevantes envolvidos no desenvolvimento
         da educação médica na América Latina na segunda metade do século XX.
               Com o término da Segunda Guerra Mundial produziu-se uma
         mudança no tipo de influência sobre a educação médica latino-americana.
         Antes da metade do século XX, as escolas de medicina da maioria dos
         países recebiam influência principalmente da Espanha, Portugal, França,
         Alemanha e Reino Unido. A partir de 1945, novas relações econômicas
         e culturais foram estabelecidas no mundo todo e a influência europeia
         decresceu, passando a haver um predomínio norte-americano também
         na educação médica.


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