Page 63 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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1ª Conferência Mundial de Educação Médica , promovida pela Federação
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         Mundial de Educação Médica (WFME). Na bibliografia analisada, não há
         considerações sobre a eventual ligação do evento ocorrido em Londres
         com os acontecimentos na América Latina.
               Nos Estados Unidos, dois acontecimentos importantes ocorreram
         em 1952. Um deles, no âmbito da Associação Americana de Escolas de
         Medicina, diz respeito à aprovação dos objetivos da educação médica no
         ensino de graduação (ASSOCIATION, 1994), elaborados com base em um
         documento sobre requisitos mínimos para o credenciamento das escolas
         de medicina, aprovado em 1951, pela Associação Médica Americana. O
         outro evento foi uma Conferência sobre o Ensino da Medicina Preventiva,
         realizada em Colorado Springs, da qual participaram as escolas de medicina
         dos Estados Unidos e do Canadá (PREVENTIVE, 1953).
               Nesta  Conferência,  foram  feitas  críticas  à  separação  entre  a
         medicina curativa e a preventiva, para a qual, segundo os participantes,
         havia contribuído a reforma da educação médica americana, realizada na
         primeira metade do século com base no Relatório Flexner. Além disso,
         foram lançadas as bases do ensino de uma “medicina integral”, visando
         a consolidar os departamentos de medicina preventiva  que  já existiam
         e estimular sua criação nas demais escolas médicas.
               Quanto aos eventos nacionais pioneiros anteriormente citados, com
         relação ao de Cali há registro da discussão e adoção das recomendações
         aprovadas nos acontecimentos norte-americanos referidos: os objetivos
         da educação médica em nível de graduação, a organização das escolas
         em departamentos, a criação de departamentos de medicina preventiva,
         a coordenação horizontal e vertical do ensino nas diversas disciplinas,
         o aumento do número de professores com tempo integral e dedicação
         exclusiva, o estabelecimento de internato hospitalar de um ano de duração
         e a adoção de sistemas de seleção de candidatos a vagas nas escolas
         (ANDRADE, 1979).
               Convém recordar que no período compreendido entre 1910 e 1930,
         as escolas médicas norte-americanas sofreram importante transformação



         1     Até meados dos anos 70 realizaram-se mais três Conferências sobre as quais não se
           encontrou registros. Apesar de indagada pelo autor, a WFME não esclareceu por que
           não foram levados em conta estes eventos precedentes ao ser realizada outra “Primeira”
           Conferência de Educação Médica, em Edimburgo (Escócia), em 1988.


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