Page 60 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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principais temas das suas agendas (ao lado da descentralização, da gestão
e da privatização), na América Latina há uma abundância de prescrições
a respeito do que as políticas de reforma devem introduzir no campo de
formação de rhs, mas pouca atenção é dada a como os países podem
levá-las adiante.
Isso é preocupante, pois conforme apontam Walt & Gilson (1994),
muitas políticas de saúde concentram sua atenção no conteúdo da reforma
e negligenciam sobre os sujeitos sociais, os processos e os contextos nos
quais as reformas são desenvolvidas. Ou seja, a articulação entre os fatores
expansivos da medicalização, da incorporação tecnológica, do aumento
da força de trabalho e do profissionalismo médico é elemento importante
nos processos de reforma, ainda mais sabendo-se que o setor saúde é
utilizador intensivo de mão de obra profissional.
Resta verificar como estas questões da problemática do
desenvolvimento de recursos humanos em saúde e particularmente
da educação médica vêm sendo desenvolvidas no campo do aparelho
formador. É do que trata o próximo capítulo.
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