Page 69 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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UDUAL continuou patrocinando conferências, também bianuais, de caráter
latino-americano.
Mesmo depois da criação da FEPAFEM em 1962/64, a UDUAL, ao
convocar as subsequentes Conferências Latino-Americanas de Escolas de
Medicina, não facilitou a agregação dos que participavam dos eventos em
uma entidade independente. Segundo Rodriguez (1997a), “Las Facultades
y Escuelas de Medicina Latinoamericanas por largo tiempo trataran de
constituirse en Asociación, cosa a lo cual se oponía, sobre todo el secretario
general de UDUAL el Dr. Efren del Pozo, considerando que eso debilitaría
el caráter unitário de UDUAL”. Mas a instalação de regimes autoritários em
vários países, nos anos 1960 e 70, que vitimaram ou desarticularam muitas
lideranças acadêmicas progressistas da área médica, também contribuiu
para que a entidade não fosse criada.
Somente depois de muito tempo e de várias Conferências
realizadas (Quadro 3) é que os participantes da 12.ª Conferência,
realizada em Honduras, aprovaram a criação de uma entidade.
Estimulados pela criação da Organização das Faculdades e Escolas de
Odontologia (OFEDO) da UDUAL, ocorrida em 1980, pelo crescimento
dos movimentos de redemocratização em vários países e pela vitória da
revolução sandinista (1979), aprovou-se a criação de uma entidade. Na
13.ª Conferência, realizada na Nicarágua, em 1984, durante a vigência do
governo sandinista, foi eleita a primeira diretoria da Associação Latino-
Americana de Faculdades e Escolas de Medicina (ALAFEM).
Registre-se, para compor o quadro de atores institucionais
do movimento de saúde na América Latina, a criação da Associação
Latino-Americana de Escolas de Saúde Pública (ALAESP), da Associação
Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES) e da Associação Latino-
Americana de Faculdades e Escolas de Enfermagem (ALADEFE), criadas,
respectivamente, em 1974, em 1984 e em 1986.
Uma análise dos locais, datas e temas tratados nos eventos, bem
como das ações desenvolvidas pelas entidades e do posicionamento
político dos seus dirigentes, permitiria uma melhor compreensão das linhas
políticas de ação e dos mecanismos de intervenção de diversos atores do
movimento latino-americano de educação médica.
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