Page 69 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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UDUAL continuou patrocinando conferências, também bianuais, de caráter
         latino-americano.
               Mesmo depois da criação da FEPAFEM em 1962/64, a UDUAL, ao
         convocar as subsequentes Conferências Latino-Americanas de Escolas de
         Medicina, não facilitou a agregação dos que participavam dos eventos em
         uma entidade independente. Segundo Rodriguez (1997a), “Las Facultades
         y Escuelas de Medicina Latinoamericanas por largo tiempo trataran de
         constituirse en Asociación, cosa a lo cual se oponía, sobre todo el secretario
         general de UDUAL el Dr. Efren del Pozo, considerando que eso debilitaría
         el caráter unitário de UDUAL”. Mas a instalação de regimes autoritários em
         vários países, nos anos 1960 e 70, que vitimaram ou desarticularam muitas
         lideranças acadêmicas progressistas da área médica, também contribuiu
         para que a entidade não fosse criada.
               Somente  depois  de  muito  tempo  e  de  várias  Conferências
         realizadas  (Quadro 3)  é  que  os  participantes  da  12.ª  Conferência,
         realizada  em  Honduras,  aprovaram  a  criação  de  uma  entidade.
         Estimulados pela criação da Organização das Faculdades e Escolas de
         Odontologia (OFEDO) da UDUAL, ocorrida em 1980, pelo crescimento
         dos movimentos de redemocratização em vários países e pela vitória da
         revolução sandinista (1979), aprovou-se a criação de uma entidade. Na
         13.ª Conferência, realizada na Nicarágua, em 1984, durante a vigência do
         governo sandinista, foi eleita a primeira diretoria da Associação Latino-
         Americana de Faculdades e Escolas de Medicina (ALAFEM).
               Registre-se,  para compor o quadro de atores institucionais
         do movimento de saúde na América Latina, a criação da Associação
         Latino-Americana de Escolas de Saúde Pública (ALAESP), da Associação
         Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES) e da Associação Latino-
         Americana de Faculdades e Escolas de Enfermagem (ALADEFE), criadas,
         respectivamente, em 1974, em 1984 e em 1986.
               Uma análise dos locais, datas e temas tratados nos eventos, bem
         como das ações desenvolvidas pelas entidades e do posicionamento
         político dos seus dirigentes, permitiria uma melhor compreensão das linhas
         políticas de ação e dos mecanismos de intervenção de diversos atores do
         movimento latino-americano de educação médica.


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