Page 52 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
P. 52

ESTADO E POLÍTICAS DE SAÚDE



                  na  medida  em que, recuperando os trabalhadores para a
                  produção, procura mantê-los com condições mínimas de saúde
                  para uma boa produtividade, e às grandes empresas privadas
                  que produzem ou intermedeiam a produção de serviços.

                      É importante frisar que é a própria população trabalhadora
                  que, através de sua contribuição à Previdência Social e do
                  pagamento da contribuição das empresas à Previdência que lhe
                  são repassados no preço final dos produtos, produz todo o
                  lucro dos grupos de interesse do setor, financiando a própria
                  medicina do grupo que desempenha um papel coercitivo sobre
                  os trabalhadores.
                      Entretanto persistem setores populacionais ainda não
                  incluídos no mercado de consumo médico. A estes grupos se
                  dirigem programas de extensão de cobertura patrocinados pelo
                  Estado que encerram propostas renovadoras e contraditórias
                  em face do modelo médico-hospitalar hegemônico. Através
                  de Atenção Simplificada à Saúde pretende-se resolver os
                  impasses gerados ao interior do Complexo Médico-Industrial.
                  Florescem nas fissuras das Instituições de Saúde as propostas
                  democratizantes ao incorporar novos tipos de agentes de saúde,
                  recrutados nas próprias populações atendidas e com tentativas
                  de participação em nível local nas decisões sobre os programas
                  a serem executados.

                      Mas o contexto econômico-político acentua cada vez mais
                  as principais tendências da atual Política Nacional de Saúde e
                  reforça as barreiras a outras formas de organização dos serviços
                  de saúde no país. No momento, vale a pena discutir o alcance e
                  as limitações da experiência de Londrina, desenvolvida sob uma
                  Política Nacional de Saúde cuja tônica principal é a extensão
                  da cobertura e a diferenciação de serviços, orientada pela lógica
                  de uma economia capitalista com alto grau de controle e
                  intervenção estatal.


                                                                               29
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57