Page 223 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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médica, em prol de sua adequação aos problemas primordiais de saúde
da população. (...) Finalmente não poderia terminar sem mencionar a
tensão que sofre o setor saúde, influenciando fortemente a formação
médica, da linha de pensamento e ação neoliberal hoje dominante nos
países ocidentais. Isso tem significado a adoção de esquemas e visões
mercadológicas de todo o processo de trabalho médico e dos bens que
giram em torno de sua prática, em contraposição à lógica da necessidade
de saúde, ideologia que fundamenta a proposta constitucional do SUS”.
Este estudo da Professora Jadete evoluiu como instrumento e
método no trabalho da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM/
ABEM), que desenvolveu suas atividades no período 2006-2009, com a
avaliação de tendências de mudanças em trinta escolas da área da saúde.
Os resultados desse trabalho foram incorporados em um capítulo especial
da segunda edição do livro da autora, já citado.
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A Professora Gianna Perim em sua tese , desenvolvida nos anos
de 2006-2007, construiu a “pergunta de partida” para a investigação/
tese que realizou, juntamente com professores e dirigentes do curso de
medicina da UEL. Ela foi assim enunciada: “Os estudantes formados pela
nova proposta curricular do curso de medicina da UEL apresentam bom
desempenho quando comparados aos estudantes de outros cursos de
medicina do país?”.
Em 2006, com quatro turmas formadas com base no novo currículo,
implantado em 1998, esta era “a pergunta que não quer calar”, ouvida
nas reuniões dos professores e estudantes e também nos encontros de
educação médica realizados no País.
Como ex-coordenadora da Comissão de Avaliação Institucional
da Universidade na década de 1990 e colaboradora da Comissão de
Avaliação do Curso de Medicina, a Professora Gianna reunia as condições
necessárias para contribuir de forma decisiva na construção do Sistema
Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed. Além
disso, acompanhou os demais processos avaliativos dos quais o curso de
medicina participou naqueles anos, como o Mecanismo Experimental de
Credenciamento – MEXA – dos Cursos de Medicina, no âmbito do Setor
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Perim, G.L. Avaliação da educação superior: uma realidade na educação médica. Tese
apresentada na UNICAMP, 2007. 285p, mimeo.
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