Page 223 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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médica, em prol de sua adequação aos problemas primordiais de saúde
         da população. (...) Finalmente não poderia terminar sem mencionar a
         tensão que sofre o setor saúde, influenciando fortemente a formação
         médica, da linha de pensamento e ação neoliberal hoje dominante nos
         países ocidentais. Isso tem significado a adoção de esquemas e visões
         mercadológicas de todo o processo de trabalho médico e dos bens que
         giram em torno de sua prática, em contraposição à lógica da necessidade
         de saúde, ideologia que fundamenta a proposta constitucional do SUS”.
               Este estudo da Professora Jadete evoluiu como instrumento e
         método no trabalho da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM/
         ABEM), que desenvolveu suas atividades no período 2006-2009, com a
         avaliação de tendências de mudanças em trinta escolas da área da saúde.
         Os resultados desse trabalho foram incorporados em um capítulo especial
         da segunda edição do livro da autora, já citado.
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               A Professora Gianna Perim em sua tese , desenvolvida nos anos
          de 2006-2007, construiu a “pergunta de partida” para a investigação/
          tese que realizou, juntamente com  professores e dirigentes do curso de
          medicina da UEL. Ela foi assim enunciada: “Os estudantes formados pela
          nova proposta curricular do curso de medicina da UEL apresentam bom
          desempenho quando comparados aos estudantes de outros cursos de
          medicina do país?”.
               Em 2006, com quatro turmas formadas com base no novo currículo,
          implantado em 1998, esta era “a pergunta que não quer calar”, ouvida
          nas reuniões dos professores e estudantes e também nos encontros de
          educação médica realizados no País.
               Como ex-coordenadora da Comissão de Avaliação Institucional
          da Universidade na década de 1990 e colaboradora da Comissão de
          Avaliação do Curso de Medicina, a Professora Gianna reunia as condições
          necessárias para contribuir de forma decisiva na construção do Sistema
          Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed. Além
          disso, acompanhou os demais processos avaliativos dos quais o curso de
          medicina participou naqueles anos, como o Mecanismo Experimental de
          Credenciamento – MEXA – dos Cursos de Medicina, no âmbito do Setor




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           Perim, G.L. Avaliação da educação superior: uma realidade na educação médica. Tese
         apresentada na UNICAMP, 2007. 285p, mimeo.

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