Page 225 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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“Considerando os resultados apresentados, pode-se dizer que os
         estudantes de medicina da UEL não só apresentam bom desempenho
         quando comparados com grupos de escolas médicas que utilizam ou
         não metodologias ativas, como apresentam bom desempenho quando
         comparados com  as  escolas  que  obtiveram  as  melhores  médias  no
         ENADE. Se a metodologia de ensino era uma preocupação, no sentido
         de prejudicar o desempenho dos estudantes frente a egressos de outras
         escolas médicas, o estudo demonstrou que isso não procede”.
                 A autora, no entanto, enfatiza seu compromisso com a objetividade
         científica e acrescenta que “Os resultados obtidos são indicadores
         importantes em um processo educacional, mas com certeza insuficientes
         para garantir uma formação qualificada. Na educação médica os parâmetros
         para uma boa formação extrapolam os limites da Universidade e exigem
         a compreensão das necessidades de saúde da população no contexto do
         SUS. (...) Pode-se concluir, analisando os resultados dos estudantes da UEL,
         que estes superam e muito os resultados da média nacional, superam a
         média dos grupos estudados e equivalem aos resultados dos estudantes
         das melhores escolas do país, considerados os resultados do SINAES. Daí
         a dizer que o curso da UEL forma bons profissionais, é preciso um olhar
         mais ampliado, que remete à perspectiva da avaliação institucional, onde a
         qualidade é analisada considerando múltiplos referenciais e os resultados
         no ENADE passam a ter sua importância relativizada”.
                 Da mesma forma que as outras autoras citadas, a Professora
         Gianna apontou que as mudanças no curso superaram os dois planos
         iniciais de profundidade, o que “o coloca em uma posição de vanguarda
         no País”. Mas faz questão de também apontar que “Apesar dos resultados
         positivos do processo de avaliação, que fortaleceram a proposta curricular
         e, em consequência, a concepção de educação contida na mesma, é
         importante ressaltar que há sinais de desgaste na proposta. Embora muito
         significativas no conjunto, demonstrando que é um caminho sem volta, em
         alguns campos as mudanças ainda precisam ser consolidadas, e em todos
         precisam ser permanentemente acompanhadas, avaliadas e alimentadas
         para que se mantenham e se renovem. Em qualquer processo educacional
         isso seria necessário. Na implementação de uma inovação educacional
         de grande amplitude como a adoção das metodologias ativas de ensino-
         aprendizagem, e demais mudanças introduzidas pelo curso que geram
         conflitos, isso se torna imprescindível”.


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