Page 225 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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“Considerando os resultados apresentados, pode-se dizer que os
estudantes de medicina da UEL não só apresentam bom desempenho
quando comparados com grupos de escolas médicas que utilizam ou
não metodologias ativas, como apresentam bom desempenho quando
comparados com as escolas que obtiveram as melhores médias no
ENADE. Se a metodologia de ensino era uma preocupação, no sentido
de prejudicar o desempenho dos estudantes frente a egressos de outras
escolas médicas, o estudo demonstrou que isso não procede”.
A autora, no entanto, enfatiza seu compromisso com a objetividade
científica e acrescenta que “Os resultados obtidos são indicadores
importantes em um processo educacional, mas com certeza insuficientes
para garantir uma formação qualificada. Na educação médica os parâmetros
para uma boa formação extrapolam os limites da Universidade e exigem
a compreensão das necessidades de saúde da população no contexto do
SUS. (...) Pode-se concluir, analisando os resultados dos estudantes da UEL,
que estes superam e muito os resultados da média nacional, superam a
média dos grupos estudados e equivalem aos resultados dos estudantes
das melhores escolas do país, considerados os resultados do SINAES. Daí
a dizer que o curso da UEL forma bons profissionais, é preciso um olhar
mais ampliado, que remete à perspectiva da avaliação institucional, onde a
qualidade é analisada considerando múltiplos referenciais e os resultados
no ENADE passam a ter sua importância relativizada”.
Da mesma forma que as outras autoras citadas, a Professora
Gianna apontou que as mudanças no curso superaram os dois planos
iniciais de profundidade, o que “o coloca em uma posição de vanguarda
no País”. Mas faz questão de também apontar que “Apesar dos resultados
positivos do processo de avaliação, que fortaleceram a proposta curricular
e, em consequência, a concepção de educação contida na mesma, é
importante ressaltar que há sinais de desgaste na proposta. Embora muito
significativas no conjunto, demonstrando que é um caminho sem volta, em
alguns campos as mudanças ainda precisam ser consolidadas, e em todos
precisam ser permanentemente acompanhadas, avaliadas e alimentadas
para que se mantenham e se renovem. Em qualquer processo educacional
isso seria necessário. Na implementação de uma inovação educacional
de grande amplitude como a adoção das metodologias ativas de ensino-
aprendizagem, e demais mudanças introduzidas pelo curso que geram
conflitos, isso se torna imprescindível”.
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